domingo, 25 de setembro de 2016

ESTUDANTES DA PUCC TROCAM 
'GRITO DOS EXCLUÍDOS' 
POR 'GRITO PELA EXCLUSÃO'
Quem inventou o apelido "Fujonas" para o candidato à reeleição Jonas Donizete em função das ausências dele em debates e encontros de candidatos realizados pela mais diversas entidades  e Campinas, deve ter, provavelmente, se fundamentado na história do político. 
Há quatro quando se candidatou pela primeira vez a prefeito ele participou do encontro promovido pela Pucc e, diante da reação negativa ao seu nome pela grande maioria de estudantes presentes, ele saiu rapidamente ao final do evento sem conversar, inclusive com alunos de jornalismo que tinham como tarefa a entrevista com todos os candidatos presentes.
Quatro anos depois o episódio se repete e só não foi idêntico graças à intervenção dos coordenadores do encontro deste ano que foram buscá-lo nos bastidores para compor uma foto oficial junto com os demais convidados. Na primeira foto, inclusive o candidato ficou de fora. Na segunda, presente após insistência dos coordenadores acabou compondo foto onde a candidata Marcela Moreira, acidentalmente aparece de costas...



Aliás foi a jovem candidata do PSOL quem mais atacou de forma incisiva o candidato à reeleição. Os ataques acabaram por permitir um direito de resposta dele durante um dos blocos de perguntas.
Mas foi ao final que o destino voltaria a se por contra o candidato Jonas Donizete. No sorteio para as considerações finais, o nome de Marcela Moreira foi o último a ser retirado lhe garantindo ser a última a falar. A sorte foi apenas um fator a mais pois ela a suou com muita inteligência sabendo que não haveria direito de resposta nas considerações finais e desandou a atacar o atual prefeito. 
E quanto mais atacava, mais o público presente, jovens estudantes e mulheres, portanto muito identificados com a candidata, mais respondia com aplauso e apupos de aprovação. 
E quando encerrou conclamando os jovens e as mulheres a ajudarem fazê-la chegar ao segundo turno para derrotar o atual candidato e encerrando com o brado: "Fora Temer e Fora Jonas", o público respondeu à altura com um coro final de fora Jonas, fora Jonas, fora Jonas que fez o candidato 
deixar a mesa e sair rapidamente para os bastidores exatamente como naquele 
outro encontro quatro anos atrás.