terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

ANTAS X CAPIVARAS: A BRIGA CONTINUA

TERRA DAS ANDORINHAS GANHA APELIDO DE TERRA DAS CAPIVARAS
























A cidade de Campinas é, sem dúvida, uma das mais importantes do estado de São Paulo e até mesmo do Brasil. Tem peso político para discutir com o governo federal temas como o TAV - Trem de Alta Velocidade e a ampliação do Aeroporto de Viracopos. É sede de uma das principais universidades do Brasil e reconhecida mundialmente que é a Unicamp. É sede também do Instituto Agronomico de Campinas cuja história ultrapassa as fronteiras do país. Tem o mais moderno Instituto de Tecnologia de Alimentos - ITAL.

Hoje o prefeito é um médico, de carreira respeitosa, com passagem, inclusive, pela própria Unicamp. O Dr. Hélio como fez questão de ser conhecido politicamente faz o seu segundo mandato à frente do poder executivo. Em 2012 ele completará 8 anos no comando municipal. Apoiado pelo PT, ele que é integrante do PDT, conseguiu armar um time respeitado de assessores. Se não fez melhor foi porque não quiz pois não falta "mão de obra" disponível no mercado local.

CAPIVARAS
Enquanto o prefeito e muitos de seus assessoresenfrentam reuniões e reuniões em Brasília para discutir o TAV e Viracopos, um pequeno problema, surgido na cidade até mesmo antes das gestões do DR. Hélio, foi crescendo, crescendo para prometer explodir neste final de segundo mandato: capivaras no espaço público.

Para provar que o problema rola há muito tempo, vejam o que diz a matéria publicada na revista Terra da Gente de setembro de 2009: "A partir de 1999, o Ibama passou a articular um grupo de especialistas, agregando universidades e outras instituições estaduais e municipais, para discutir uma proposta de manejo. "Vários grupos de pesquisadores estudam as populações de capivaras. O que estamos tentando fazer é juntar todas essas experiências para elaborar um plano de manejo estadual de capivaras em São Paulo, e direcionar as formas de manejo para cada caso. Mas isso ainda não está pronto", explica Marli Penteado, analista ambiental do Ibama e doutoranda do Laboratório de Ecologia Animal da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP)"

Ou seja, há doze anos o problema foi apontado e o Plano de Manejo até hoje, ninguém sabe ninguém viu. O Dr. Hélio, também não lógico. Deixou o barco correr esperando que seus assessores buscassem solução para o problema. Eles buscaram e o Ibama apontou o caminho para a solução: sacrificar os 20 animais confinados no Lago do Café. O secretário de Saúde, acatando decisão de órgão federal, anunciou que as capivaras seriam sacrificadas.

Mas não é que o médico Dr. Hélio esqueceu que era médico, e mesmo sendo um caso de saúde pública (da sua área profissional), decidiu desabonar (PELO TWITTER) o secretário e colega médico proibindo o sacrifício dos animais. Além de desabonar seu secretário, escolhido a dedo, e colega médico, ainda desrespeitou decisão de órgão federal, portanto muito acima de sua comezinha condição de prefeito municipal (ainda que seja de Campinas.

Na verdade, no meu modesto modo de entendedor do assunto, eu acho que tem muita ANTA pra pouca capivara.

Se apontaram cerca de 50 pessoas no manifesto em favor das capivaras no domingo dia 13, em frente ao portão do Lago do Café em Campinas, e cada uma delas resolvesse ADOTAR um dos 20 animais ameaçados de morte, ainda ia faltar capivara. A diferença poderia ser compensada com animais de vários outros parques públicos e avenidas de Campinas onde este animais vivem confortavelmente.

Assim, para o bem ou para o mal estou lançando a campanha "ADOTE UMA CAPIVARA", cujo garoto propaganda não poderia ser outro que não o próprio prefeito por seu digno ato em favor da vida dos animais.