quinta-feira, 30 de julho de 2009

ASSESSORIA DE IMPRENSA: CURSO DE UM DIA POR R$ 830,00

OFERECIDO PELA ABERJE

A sigla ABERJE já simplificou o título Associação Brasileira dos Editores de Revistas e Jornais Empresariais. Hoje a entidade se denomina Associação Brasileira de Comunicação Empresarial.

Mas, vamos ao curso e comecemos pelo texto que convida "o/a comunicador(a)":
Hoje sabemos sobre a importância de controlar o que é publicado pela imprensa, uma vez que estas publicações podem influenciar positiva ou negativamente a imagem e reputação de uma organização.

Depois o título e o conteúdo:
Assessoria de imprensa na construção da imagem institucional
O desenvolvimento de ações junto à Imprensa é antes de mais nada uma ferramenta estratégica de gestão, uma vez que trabalha a imagem e a reputação da empresa. O jornalista é um importante formador e duplicador de opinião e, nessa condição, torna-se um aliado fundamental, a ser conquistado e mantido. O objetivo? Fazer da empresa uma autêntica fonte de informação. Se conduzido de forma profissional e ética, esse processo poderá trazer como conseqüência a publicação dessas informações, transformando-as em notícia.

O trabalho de assessoria de imprensa deve ser baseado em ações planejadas, com objetivos e estratégias muito bem estabelecidas, coerentes com a Política de Comunicação da empresa.

A manutenção constante do canal de comunicação entre empresa e Imprensa, baseada em posturas éticas, trará bons resultados para ambos os lados. A Imprensa precisa de informação (matéria prima de seu trabalho) e a empresa precisa mostrar suas pesquisas, aplicações, novidades e resultados para a sociedade – daí o interesse mútuo característico desse relacionamento.

Objetivo

Discutir a importância da Imprensa na formação da imagem institucional da empresa; debater a Assessoria de Imprensa como ferramenta de bom relacionamento com os jornalistas; levantar questões sobre o futuro do mercado de trabalho.

Metodologia

O programa será desenvolvido através de processo dinâmico, com discussão de conceitos teóricos e experiências de mercado (apresentações expositivas alternadas com discussão em grupo). Será utilizado material complementar (transparências, recortes, livros, exemplares ilustrativos) visando manter o dinamismo das aulas.


Programa

1. Função estratégica da Comunicação
2. Análise do processo de comunicação externa
3. Breve histórico da atividade no Brasil
4. Assessoria de Imprensa é jornalismo?
5. Relacionamento com a Imprensa; conceito, objetivos e ações
6. Conflitos e acertos entre Redação e assessor
7. Planejando o trabalho de divulgação
8. Tendências do mercado de trabalho
9. Assessoria externa, importante aliada
10. Como analisar resultados

Preço do curso: R$ 600,00 para associados e R$ 830,00 para não associados.

Ou seja, para quem não é associado a hora/aula, considerando-se 8 horas de curso (das 9 às 18 horas com intervalo presumivel de 1 hora para almoço) custará mais de R$ 100,00 para discutir "a importância da imprensa na formação da imagem institucional da empresa" e saber que para isto é preciso trabalhar "com objetivos e estratégias coerentes com a política de comunicação da empresa".

Por isso assumi, de uns tempos para cá, a radical postura de entender a Assessoria de Imprensa como atividade de Relações Públicas e não de Jornalista.

Por fim adoraria conhecer o conteúdo do item 4-Assessoria de Imprensa é Jornalismo?, a ser desenvolvido no curso. Seguramente a resposta deverá ser negativa se levarmos em consideração o explicitado no título/tema do curso: "Assessoria de imprensa na construção da imagem institucional", que muito bem poderia ter outra construção: Assessoria de imprensa para construir a imagem institucional" ou ainda mais afinada com a entidade que o patrocina: "Assessoria de imprensa para construir a imagem empresarial".

Para quem quer um curso deste e tem condições de desembolsar R$ 830,00, faça bom proveito.

terça-feira, 28 de julho de 2009

E A APELIDADA "GRANDE IMPRENSA" DE CAMPINAS HEIN...

FURO NELES!

Se a RAC (Ruim Antes de Cristo) tiver interesse podemos preparar um curso de aprofundamento em jornalismo para o pessoal da casa. É só discutir os custos...

quinta-feira, 9 de julho de 2009

DEMITIDA DA RAC ASSUME NO SINDUSCON

WILMA GASQUES ASSUME NO LUGAR DE MONICA MONTEIRO

A mudança foi anunciada em comunicado divulgado pela entridade:

"Prezados,
Comunicamos que desde 1º de julho a Srta. Monica Monteiro não mais atende a esta Regional SindusCon como assessora de imprensa.

Aproveitando o processo de reestruturação interna, contamos agora com a assessoria da Sra. Vilma Gasques que vem de atividades junto a imprensa de Campinas e região para contribuir e somar a nossa equipe.

Atenciosamente,

Luiz Cláudio M. Amoroso
Diretor Regional Campinas"

segunda-feira, 6 de julho de 2009

O OBUDSMAN DA FSP RADICALIZOU

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA ACUSA JORNAL DE FRAUDE

Para ler e deduzir o final do artigo do ombudsman:
"...Se a Folha quer mesmo esclarecer o assunto, é simples: deve identificar a fonte que lhe enviou eletronicamente a ficha (assim, o público avaliará sua credibilidade) e instá-la a fornecer o documento original para exame de peritos isentos e pagos pelo jornal.

Só isso elucidará o caso, embora para leitores especializados em artes gráficas, nem seja necessário. Alguns me mandaram material convincente para comprovar a fraude.

Um deles, André Borges Lopes, diz que “trata-se de falsificação tão grosseira que qualquer técnico do departamento de arte do jornal poderia detectar os indícios de fraude em cinco minutos de análise”
.

LEIA: FNDC

Se ele afirma que o material enviado por leitores é "convincente para comprovovar a fraude" ele está literalmente acusando o jornal de fraude!

Onde estamos!? Um país onde o ombudsman acusa o veículo onde ocupa o cargo de fraudar documento e ninguém faz nada não pode ser um país sério! Ação pública já. Fecha Folha!

Vamos Twittar: FECHA FOLHA!

RUIM ANTES DE CRISTO VAI PIORANDO AINDA MAIS

DEZ LIÇÕES DE CASA PARA A RAC ECONOMIZAR:

- 1 - Acaba com esta edição lamentavelmente vergonhosa de segunda-feira;
- 2 - Edita esportes apenas em duas páginas - Ponte, Guarani e esporte amador
- 3 - Acaba com Editoria Internacional
- 4 - Acaba com a Editoria Brasil
- 5 - Acaba com a Editoria Economia
- 6 - Vende a página da coluna social para o colunista
- 7 - Acaba com resumo de novelas, horóscopo, esoterismo, cruzadas e sodoku, programação de tv
- 8 - Acaba com caderno Infantil
- 9 - Acaba com Caderno Turismo
- 10 - Enterra o defunto Diário do Povo.

A partir daí faz jornalismo "arroz com feijão" - "profissional e ético", com três editorias: Local, Esportes, Variedades.

Ou não foi assim que o "Glorioso" Correio Popular se fez?

ET. Se quisrem justifico cada uma das medidas sugeridas.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

RAC - RUIM ANTES DE CRISTO - DEMITE DE MONTÃO

NENHUMA NOTA OFICIAL DE NENHUM DOS DOIS LADOS!

Se não fizeram acordos acachapantes vai ter demitido que vai entupir a conta corrente de grana. Só para dar um exemplo, o nome de Renato Otranto aparece entre comentados como demitido. Quando passei pela redação do então Correio Popular em 1980 ele já estava lá há alguns bons anos.

Se ele e outros não aceitaram serem demitidos do Correio Popular para serem re-admitidos quando da criação da RAC e da AAN Agência Anhanguera de Notícias, a grana vai ser boa. Se aceitaram aquela absurda proposta patronal, vão chorar na rampa...

Espero que os não demitidos não aceitem também a humilhante situação de um mesão que produziria todos os veículos da RAC sem um realinhamento salarial. Entre eles claro, não incluo os apaniguados que adoram viajar para o exterior em hotéris de alto luxo na base da tão ou mais humilhante situação de "O repórter fulano viajou a convite de..."

Por esta grana no salário para permitir que o repórter leve junto consigo a família, nem pensar.

RAC: não tem jeito é RUIM ANTES DE CRISTO e provavelmente afunde no atoleiro muito antes do que se possa imaginar.