quinta-feira, 30 de julho de 2009

ASSESSORIA DE IMPRENSA: CURSO DE UM DIA POR R$ 830,00

OFERECIDO PELA ABERJE

A sigla ABERJE já simplificou o título Associação Brasileira dos Editores de Revistas e Jornais Empresariais. Hoje a entidade se denomina Associação Brasileira de Comunicação Empresarial.

Mas, vamos ao curso e comecemos pelo texto que convida "o/a comunicador(a)":
Hoje sabemos sobre a importância de controlar o que é publicado pela imprensa, uma vez que estas publicações podem influenciar positiva ou negativamente a imagem e reputação de uma organização.

Depois o título e o conteúdo:
Assessoria de imprensa na construção da imagem institucional
O desenvolvimento de ações junto à Imprensa é antes de mais nada uma ferramenta estratégica de gestão, uma vez que trabalha a imagem e a reputação da empresa. O jornalista é um importante formador e duplicador de opinião e, nessa condição, torna-se um aliado fundamental, a ser conquistado e mantido. O objetivo? Fazer da empresa uma autêntica fonte de informação. Se conduzido de forma profissional e ética, esse processo poderá trazer como conseqüência a publicação dessas informações, transformando-as em notícia.

O trabalho de assessoria de imprensa deve ser baseado em ações planejadas, com objetivos e estratégias muito bem estabelecidas, coerentes com a Política de Comunicação da empresa.

A manutenção constante do canal de comunicação entre empresa e Imprensa, baseada em posturas éticas, trará bons resultados para ambos os lados. A Imprensa precisa de informação (matéria prima de seu trabalho) e a empresa precisa mostrar suas pesquisas, aplicações, novidades e resultados para a sociedade – daí o interesse mútuo característico desse relacionamento.

Objetivo

Discutir a importância da Imprensa na formação da imagem institucional da empresa; debater a Assessoria de Imprensa como ferramenta de bom relacionamento com os jornalistas; levantar questões sobre o futuro do mercado de trabalho.

Metodologia

O programa será desenvolvido através de processo dinâmico, com discussão de conceitos teóricos e experiências de mercado (apresentações expositivas alternadas com discussão em grupo). Será utilizado material complementar (transparências, recortes, livros, exemplares ilustrativos) visando manter o dinamismo das aulas.


Programa

1. Função estratégica da Comunicação
2. Análise do processo de comunicação externa
3. Breve histórico da atividade no Brasil
4. Assessoria de Imprensa é jornalismo?
5. Relacionamento com a Imprensa; conceito, objetivos e ações
6. Conflitos e acertos entre Redação e assessor
7. Planejando o trabalho de divulgação
8. Tendências do mercado de trabalho
9. Assessoria externa, importante aliada
10. Como analisar resultados

Preço do curso: R$ 600,00 para associados e R$ 830,00 para não associados.

Ou seja, para quem não é associado a hora/aula, considerando-se 8 horas de curso (das 9 às 18 horas com intervalo presumivel de 1 hora para almoço) custará mais de R$ 100,00 para discutir "a importância da imprensa na formação da imagem institucional da empresa" e saber que para isto é preciso trabalhar "com objetivos e estratégias coerentes com a política de comunicação da empresa".

Por isso assumi, de uns tempos para cá, a radical postura de entender a Assessoria de Imprensa como atividade de Relações Públicas e não de Jornalista.

Por fim adoraria conhecer o conteúdo do item 4-Assessoria de Imprensa é Jornalismo?, a ser desenvolvido no curso. Seguramente a resposta deverá ser negativa se levarmos em consideração o explicitado no título/tema do curso: "Assessoria de imprensa na construção da imagem institucional", que muito bem poderia ter outra construção: Assessoria de imprensa para construir a imagem institucional" ou ainda mais afinada com a entidade que o patrocina: "Assessoria de imprensa para construir a imagem empresarial".

Para quem quer um curso deste e tem condições de desembolsar R$ 830,00, faça bom proveito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Venha desarmado!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.