terça-feira, 31 de março de 2009

UM DEBATE IMPERDÍVEL, MESMO EDITADO!

TV Brasil mostra debate histórico entre Jarbas Passarinho e o filho de Vladimir Herzog

Brasília - Amanhã (1º), às 22 h, a TV Brasil exibe o programa 3 a 1 com um debate sobre os 45 anos do golpe militar que depôs o presidente João Goulart e estabeleceu um regime ditatorial por 21 anos. Para discutir a história política brasileira contemporânea, foram convidados o ex-ministro Jarbas Passarinho, o deputado federal cassado em 1964 Marco Antônio Tavares Coelho e o engenheiro Ivo Herzog, filho do jornalista Vladimir Herzog, assassinado em 1975.

AAgência Brasil deu um aperitivo:
"Em meio às críticas que associaram o AI-5 às torturas e mortes de dissidentes do regime, Passarinho se defendeu: “Eu não quero, neste momento em que estamos falando supostamente para a história, bancar o bonzinho”. Ele disse que suas mãos estavam “livres do sangue de qualquer adversário”. O ex-ministro afirmou altivo: “Nunca pratiquei uma violência, mesmo como ministro do Trabalho enfrentando greves. E minhas mãos também são livres de dinheiro mal-havido. Essa honra eu tenho”.

A defesa do ex-ministro fez Ivo Herzog, filho de Vladimir Herzog, se dirigir diretamente a Passarinho de forma contundente,: “O senhor me desculpe, mas as mãos do senhor não estão limpas. O senhor foi conivente com o regime que matou meu pai, então as suas mãos estão tão sujas quanto a pessoa que deu choque nele”, disse emocionado antes de repetir as acusações.

“Eu reitero, gravo e vai para os anais da história: as pessoas que eram coniventes com aquele regime, estava assinado em baixo. O senhor assinou junto com aquelas pessoas um modelo de Estado que permitiu que pessoas como o meu pai e Manoel Fiel Filho (metalúrgico morto por tortura em janeiro de 1976) fossem assassinadas. O senhor foi conivente com aquilo lá. Isso daí a gente não pode esquecer”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Venha desarmado!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.