sábado, 25 de setembro de 2010

SHOPPING THE MALL CENSURA JORNAL DE BAIRRO

DIREÇÃO MANDA REVISTARIA DEVOLVER JORNAIS

A edição de número 0029, referente ao mês de setembro do jornal ALTO TAQUARAL foi censurada pela direção do Shopping The Mal localizado na avenida Guilherme Campos.
Ao realizar a entrega regular dos exemplares na Revistaria The Mall para que o estabelecimento pudesse, como vinha fazendo há mais de dois anos, ter disponível o jornal para consumidores interessados, o jornalista e editor foi convidado a se retirar do local sob ameaça de acionamento da Polícia Militar. A proprietária da revistaria que nunca se negou a receber a publicação gratuita devolveu os exemplares da edição que acabaram de ser entregues por determinação do responsável pela segurança. “O jornal não pode ser distribuído no Shopping é norma” ela ouviu do funcionário e decidiu devolver os exemplares. Quando foi solicitado pelo jornalista a se identificar e ser fotografado o funcionário fugiu se esquivando.
FOTO 1
FOTO 2
FOTO 3

Por ter seu direito de expressão e sua liberdade de imprensa enquanto jornalista profissional afrontadas, Gilberto Gonçalves, editor da publicação decidiu tornar público o crime praticado pela segurança do shopping. Dizer que é jornalista profissional e que não estava distribuindo panfletos não adiantou nada frente ao desconhecimento da legislação por parte dos funcionários: “Se o senhor quiser que vá distribui no semáforo, aqui não!”.
A publicação tem registro oficial no Cartório de Registro Civil de Campinas desde 7 de abril de 2007como JORNAL e por conseguinte seus editores e funcionários não podem ser tratados como infratores. Diante disto a direção do Jornal ALTO TAQUARAL espera que o shopping The Mall reveja a medida de proibir a proprietária da revistaria de aceitar o jornal como publicação gratuita a disposição de seus clientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Venha desarmado!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.