segunda-feira, 15 de junho de 2009

UMA BOA MATÉRIA PERDIDA

CORREIO POPULAR MATA O RIO CAPIVARI

Uma reportagem especial publicada na edição de domingo dia 14 de junho do jornal Correio Popular, de Campinas/SP, assinada pelo jornalista Gilson Rei (textos) e Nerivelton Araújo (fotos) tinha tudo para ser uma bela matéria. Inclusive o gancho: realizada em 5 de junho Dia Mundial do Meio Ambiente.

E POR QUE PERDIDA?
Aos olhos de um leitor atento, que em precisa ser jornalista, faltou um dado de suma importância na matéria inteira.

Na chamada de capa está lá a pista para matar a charada da morte da matéria: "...O curso d'água foi percorrido pela equipe do Corrreio...desde o limite de município com Vinhedo até o Jardim Xangai na região do Ouro Verde. Página A11"

O que matou a matéria foi a falta de resposta à seguinte pergunta:
"O curso d'água foi percorrido COMO?"

Os jornalistas foram a pé, de barco, de carro, carroça, trem, avião, helicóptero, bicicleta, moto, patins, skate, asa delta, ultra leve...? Ninguem sabe ninguém viu!

O repórter ajudou ainda a sepultar de vez a matéria ao dizer que "...A situação atual é semelhante ao quadro mapeado há três anos pelo Departamento Municipal de Meio Ambiente DMA quando os técnicos utilizaram um bote para percorrer o curso d'água..."

A matéria, na verdade era esta: refazer o mapeamento da situação do rio, nas mesmas condições daquele feito há três anos.

Faltou incluir acima, na lista de transportes possíveis, o jegue. Vai saber...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Venha desarmado!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.