terça-feira, 7 de abril de 2009

BEN CARDIN X FRANCISCO DE LAGOS

OU A DIFERENÇA ENTRE MARYLAND (EUA) E CAMPINAS (BR)

Hoje é dia do Jornalista. No boletim eletrônico que recebo do Observatório da Imprensa, do portentoso Alberto Dines, tem um artigo de autoria dele próprio sob a seguinte chamada: "ESPÍRITO PÚBLICO - Jornais sem lucro e sem impostos"

Como editor de um pequenininíssimo jornal - Jornal ALTO TAQUARAL - em Campinas desde abril do ano passado e portanto interessado direto no tema li e reli babando. Para não alongar detalho apenas que o senador Ben Cardin (Democrata de Maryland, nos EUA) tem proposta de converter as empresas que editam jornais impressos de pequeno e médio porte em organizações sem fins lucrativos tem os atributos para produzir uma espetacular reversão no processo de fechamentos em série de jornais americanos. É claro que a proposta prevê algumas condições, como estariam proibidos de apoiar causas políticas ou fazer a tradicional declaração de apoio a um candidato. (Aqui, o que não falta é dono de jornal, rádio e TV como candidato) Mas estariam liberados para cobrir a política e campanhas eleitorais sem submeter-se a regulações. Para saber mais sobre a proposta LEIA

E olha que os de lá são capitalistas até morrer.

Aqui na Campinas de Dr. Hélio e Cia., se dá extamanete o inverso. O secretário Francisco de Lagos, de Comunicação (e que já foi de Cultura enquanto lhe era conveniente até que seu filho abriu um bar com caracterísicas de ponto cultural)sequer é digno como funcionário público e portanto funcionário do povo como ele mesmo expllica - SEM DEMAGOGIA - neste vídeo no Youtube:

repito, sequer se digna a receber empreendedores de pequenos jornais para discutir alternativas de sobrevida dos títulos.

Além de não atender - o que contraria radicalmente sua função pública de servidor do povo - ainda se escudeia na jornalista Luciana Paulo, sua diretora de Comunicação, para "enrolar" os jornalistas com mudanças de dias e horas e até o cancelamento definitivo de encontro antecipamente marcado e afirmar que "os pequenos" não interessam à Comunicação da Prefeitura. Até o estacionamento PÚBLLICO da Prefeiura é proibido aos veículos dos pequenos jornais e liberado para a RAC e EPTV.

E por fim, o secretário Francisco de Lagos, agora de Comunicação, antes de Cultura, usa e abusa de verba vultuosa - à boca pequena diz-se que ultrapassaria 15 milhões - abarrotanto a RAC e a TV Campinas com ações publicitárias direta ( da própria prefeitura) ou indireta (empresas públicas com particvipação priovada como Sanasa, Emdec, Ceasa e afins).

E o lema do governo do Dr.Hélio é: Primeiro os que mais precisam. A EPTV, a RAC...

EUA é EUA e Brasil é Brasil...
Maryland é Maryland e Campinas é Campinas...
Político de lá é de lá e político daqui é daqui...
Lá os pequenos fazem parte do todo, aqui nem do estacionamento...

Vou distribuir cópias da proposta do Senador Ben Cardin aos vereadores de Campinas quem sabe algum deles se sente estimulado pelo Democrata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Venha desarmado!

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.