quinta-feira, 30 de abril de 2009

COMO O PRIMEIRO NÃO ANUNCIA, VIRA SEGUNDO

CORREIO DESTACA SEGUNDO NO LUAGR DO PRIMEIRO

O MEC divulgou o resultado nacional do Enem. O Estadão divulgou material completo em caderno especial "Vida e Educação", na quarta-fewira, dia 29/04. O Correio Popular reproduziu, na edição de hoje, cometendo, como lhe é contumaz, dois deslizes.

Acontece que o Colégio Educap, de Campinas,localizado na Vila Nova, foi o primeiro da cidade a aparecer na lista em 22o. lugar. Em 28o. na classificação geral aparece o Colégio Progresso Campineiro. O Enem não não criou e nem divulgou ranking por cidade mas o Correio Popular criou um classificando as primeiras vinte instituições de ensino da cidade relacionadas na classificação geral. Só que os jornal não explica ao leitor que o primeiro da sua lista é 22o. na geral e muito menos que o Anglo Campinas Unidade Castelo, que aparece na 20a. posição na lista do jornal é o 252o. classificado no geral.

A classificação CRIADA pelo CP, portanto, dá uma falsa idéia de classificação ao leitor que não tomou conhecimento da lista geral. Isto não é jornalismo!

Diz a regra jornalística que a ilustração de uma matéria deve estar diretamente relacionada com o destaque maior da matéria. Assim, a foto que ilustra a matéria sobre o resultado do Enem publicada no Correio Popular está, no mínimo, indevidamente inserida, pois é uma foto do segundo colocado da litsa CRIADA pelo jornal. A foto deveria ser do primeiro: o Colégio Educap.

E por quê não foi?

A resposta aparece em meia página de anúncio na capa do Caderno B do jornal. O preço do anúncio na tabela do CP é de R$ 190,00 o cm/col por estar na classificação Industria e Serviço, mas tem 40% de acréscimo por estar em capa de caderno = R$ 266,0 por cm/col; como a meia página do CP tem 156 cm/col (6 colunas de 26 cm) o preço pago pelo Colégio Progresso foi de R$ 41.496,00.

Quem paga uma anúncio desse merece mais que uma foto não???

Não em jornal de verdade.

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